No passado dia 18 de julho, após um complexo processo negocial iniciado em novembro de 2023, o SINTAP e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) chegaram a acordo para a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) em vigor, a qual permitirá valorizar todas as carreiras do setor.
Este acordo surge na sequência das aproximações da UMP às propostas apresentadas pelo SINTAP em novembro de 2023 e abril de 2024, nomeadamente em relação ao aumento dos salários dos trabalhadores, tendo sido obtido um acordo na base de 9,5% de aumento salarial face à tabela de 2023 para a generalidade das carreiras, e de um aumento de 4% para o pessoal docente.
Os efeitos do acordo para as matérias de expressão pecuniária têm retroatividade a janeiro de 2024.
A finalização deste processo vai certamente promover uma maior valorização e cada vez mais progressiva dos salários dos trabalhadores assim como ao nível das cláusulas do CCT no sentido de serem melhoradas as condições de todos os trabalhadores deste setor.
O SINTAP garante ainda a promoção da luta pela negociação de um contrato coletivo de trabalho para todo o setor da economia social.
Este é um objetivo que o SINTAP estabelece para o curto/médio prazo, assumindo o compromisso de começar desde já a trabalhar em prol de um acordo com aquelas caraterísticas.
A ata do acordo de revisão agora assinado pode ser consultada na integra AQUI.