AdP | Assinado acordo de valorização salarial

O SINTAP e a Administração da Águas de Portugal assinaram hoje, 13 de março, um acordo com vista à valorização salarial dos trabalhadores do Grupo.

As regras da negociação estão definidas por Despacho Governamental concedendo a possibilidade de as empresas do Setor Empresarial do Estado poderem proceder a um aumento da massa salarial global até 4,7%, face a 2024, aumento esse que deve ter em conta todos os efeitos e componentes remuneratórias, incluindo designadamente as atualizações salariais, progressões e promoções.

O acordo agora assinado, que se aplica a mais de 3200 trabalhadores, que tem efeitos retroativos a janeiro deste ano, consagra valorizações remuneratórias de 65 euros até ao nível G3 da Tabela e de 3% acima desse nível, e estabelece um salário mínimo no Grupo de 970 euros.

Desta forma, foi absorvida a totalidade da margem dos 4,7%, incluindo 0,4% referente às progressões na sequência de avaliação do desempenho previstas pelos ACT.

Após a publicação do acordo seguir-se-á a discussão da revisão global do ACT, que está condicionada à aprovação de um pedido de autorização autónomo à tutela e que contempla os temas das carreiras, categorias, conteúdos funcionais, tabela salarial e transição para as novas carreiras.